3 de out. de 2014

Superstições Coreanas

A cultura coreana, como todas as outras culturas espalhadas pelo mundo, possui uma variedade de superstições, lendas e crenças que são, até hoje, fielmente considerados pelo seu povo. E maravilhosamente, conforme as inúmeras variedades de costumes, todas as culturas têm seu conjunto único de superstições, no entanto, ao contrário do que se espera, as superstições coreanas vão além do imaginário, se tornando únicas por serem incomuns e muitas vezes divertidas por tão doidas que possam parecer.  Contudo,  cabe a você decidir se acreditará nelas ou não!

Ventilador da morte 
Uma superstição coreana bastante comum que tem estado presente na cultura desde a invenção do ventilador. Uma ideia aleatória criada por uma pessoa qualquer de que ter um ventilador ligado num quarto fechado (portas e janelas fechadas) durante a noite pode te matar, seja por asfixia ou hipotermia. Esse fenômeno é conhecido como “Morte de Ventilador”. Você pode notar que o clima durante o verão é quente e úmido na Coreia. Então, qual é o bom método para refrescar o seu corpo num dia de verão quente e úmido? Se refrescar utilizando um ventilador, é claro. A superstição da “Morte de Ventilador”  tornou-se tão popular na Coreia que fabricantes de ventilador tiveram que colocar cronômetros nos ventiladores, de modo que as pessoas pudessem programá-lo para desligar sozinho enquanto elas dormem. Os “cientistas” coreanos, ao longo dos anos, tentaram provar que isso, de fato, podia acontecer, mas o argumento levantado foi visto como simplista ou maluco pelos “cientistas” ocidentais.


Assobiar à noite

Havia uma superstição na Coreia de que assobiar à noite devia ser proibido de modo a manter os fantasmas e as cobras longe das casas. Embora, não haja nenhuma comprovação científica para apoiar isso, é melhor não assobiar em hipótese alguma, já que estamos lidando com o sobrenatural, ou com pequenas e rastejantes amiguinhas. 




Borboletas te deixam cego


Dizem por aí que tocar os olhos após tocar em uma borboleta ou mariposa cega. Essa superstição coreana não é tão popular, mas existe há séculos e muitos coreanos ainda acreditam nela.



Espíritos malignos te seguem quando você se muda
Os dias em destaque são os dias sem espíritos malignos.

Essa superstição é muito interessante e incomum. Dependendo do quanto você acredita em superstições, você apostar que essa é, com certeza, a mais fácil de se acreditar. Há uma crença durante o processo de mudança de uma casa para outra, espíritos malignos podem te seguir. Na verdade, há um calendário que mostra os dias em que há ou não espíritos malignos presentes. Até hoje, é comum algumas empresas de mudança avisarem os clientes acerca dos dias maus.


Sacudir as pernas
Todos nós fazemos isso de tempos em tempos – sacudir as pernas. Seja porque você está nervoso ou porque é puro hábito, e na Coréia isso não é algo legal de se fazer, pois, você na cultura coreana ouro e prosperidade estão nas pernas. E essa superstição é bem incomum, e diz que é necessário parar de sacudir as pernas porque, caso contrário, você estará ‘sacudindo’ sua boa sorte ao fazer isso. Não importa o quão legal possa parecer dançar e sacudir as pernas, tente restringir-se de fazer isso – caso contrário, pode esperar um futuro de pobreza!


O número quatro

Na Coreia, a palavra “quatro” tem o mesmo som da palavra morte. Sendo assim, muitos apartamentos, hotéis, e até hospitais não tem o andar número quatro! Elevadores, às vezes, omitem o número quatro e vão direto para o quinto ou terão um “Q” ou "F" no lugar do número “4.”




"Pássaro dos Dentes"

Quando um dente seu cair jogue-o em cima do telhado, pois um pássaro irá comê-lo e te dar um novo dente, além de te trazer boa sorte e dinheiro.



Doce pegajoso coreano

Antes de uma prova coma doces ou alimentos pegajosos, pois isso vai fazer com que suas notas grudem em uma boa pontuação/nota alta. O Yeot (엿), doce pegajoso coreano, também ajuda que a sorte e o conhecimento grudem em você.




Orelhas Grandes

Se você conhece alguém com orelhas grandes, ou tem orelhas grandes, você terá sorte! Os coreanos acreditam que orelhas grandes fazem com que a pessoa sempre escute o chamado de uma boa sorte.




Sonhe com porcos

Se você sonhou que agarrou um porco na noite passada, vá correndo jogar na loteria! Esse deve ser o dia com mais sorte que você terá na sua vida! Sonhar com porcos simboliza sorte e riqueza.



Pássaros da má e boa Sorte

Se você sair de casa pela manhã e ver um corvo olhando para você, volte para dentro. Corvos na Coreia são símbolos de má sorte e avistar um pela manhã irá resultar em um dia ruim. No antigo folclore corvos eram vistos como presságios de morte.
No entanto, Se você sair de casa pela manhã e ver um pombo coreano você terá boa sorte! Os pombos na Coreia são vistos como transmissores de boas notícias, então se você ver um pombo, coisas boas vão acontecer com você naquele dia.




Lavar o Cabelo

Não lave seu cabelo na passagem para o Ano Novo! Se você lavar seu cabelo na noite de réveillon você vai lavar toda a sua boa sorte e fortuna que irá direto para o ralo. Além disso, se você lavar o cabelo antes de uma prova, você vai lavar todo o seu conhecimento





Mudar de casa em dias chuvosos

Acredita-se que as gotas de chuva simbolizam gotas de boa sorte, bênçãos e riqueza! Você será rico! É melhor verificar a previsão do tempo antes de se mudar.




Deixar a casa suja quando for se mudar

Não deve fazer uma faxina para o próximo proprietário! Pois se você limpar tudo, os maus espíritos vão perceber que você está se mudando e vão se agarrar em você até você chegar ao seu novo lar. Se você não limpar, então você está enganando os espíritos que continuarão lá na antiga casa.


Sonhar com a sua morte

Afinal, nem todos os pesadelos podem ser coisas ruins não é? Na coreia se você sonhar com a sua morte, ou a morte de conhecidos você receberá sorte ou dará sorte para essa pessoa assim que você acordar.


Números da Sorte

Para os coreanos números da sorte são: 3, 7 e 8.  Assim, muitos casamentos são marcados no dia 8, e casais com 7 ou 3 anos de diferença de idade são considerados perfeitos um para o outro.


Sonhar com fezes lhe trará boa sorte

Isto porque, antigamente agricultores costumavam usar fezes como um fertilizante, o resultava em sua melhor colheita. Portanto, sonhar com fezes significa que você colherá boa sorte!


Comendo com os mortos
Não coloquem seus pauzinhos (젓가락 - jeotkarak) em seu pote de arroz, principalmente quando estiver comendo com outra pessoa. Na cultura tradicional asiática (e não apenas na coreana), as pessoas costumam colocar incensos em pé em uma bacia de areia durante funerais para o culto dos antepassados, ​​como uma forma de alimento para os espíritos. Colocar seus pauzinhos em uma tigela de arroz lembra as pessoas disso. Você está tentando dizer a seus amigos com quem está comendo já estão mortos? Claro que isto é apenas uma superstição, mas evite fazê-lo, você pode levar uma grande bronca ou deixar todos a mesa desconfortáveis.



Não usar laços brancos no cabelo

Usar uma fita branca em seu cabelo é considerado muito azar, uma vez que a cor branca simboliza funerais coreanos.




Não escreva o nome de ninguém em vermelho

Em muitas culturas, a cor vermelha simboliza sorte, amor, etc. Mas na Coreia, a cor vermelha é usada para escrever nome dos mortos.


Já tinham ouvido falar de alguma dessas superstições? Acreditam em alguma delas? 

Fontes: Seoulistic; Lostintravelsblog; SarangInGayo; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png