Tirar os sapatos ao chegar em casa

Esse hábito de trocar os sapatos por suripas ou sapatilhas especiais também se estende às escolas, hospitais, fábricas de alimentos, entre outros locais. Tudo isso para evitar que a sujeira ou alguma contaminação entre para dentro do ambiente.
Agradecer antes e depois das refeições
Os japoneses tem o hábito de iniciar a sua refeição com a palavra “Itadakimasu”, que seria uma forma de agradecimento a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que aquela refeição pudesse estar à mesa. Ao terminar a refeição, eles dizem a frase “Gochisōsama deshita”, que pode ser traduzido como “Obrigado por esta refeição”.
Usar máscaras hospitalares
Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares, seja por causa de alergias como o kafunsho, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda um bocado a proteger o contágio de doenças como uma simples gripe e outras doenças contagiosas.
Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho

No geral os japoneses se preocupam em não sujar as ruas por onde passam, portanto quando não encontram lixeiras pelo caminho, eles costumam levar o lixo pra casa para jogar fora. Como no Japão não há funcionários de limpeza (gari) e são os próprios moradores locais que se revezam para catar o lixo e fazer a limpeza nas ruas, cada cidadão procura fazer a sua parte, contribuindo para o bem estar de todos.
Nas escolas, os alunos ajudam a limpar a sala de aula e nas fábricas e empresas são os próprios funcionários que se encarregam da limpeza, incluindo o banheiro. Já nas residências, é a dona de casa e outros integrantes da família que cuidam da limpeza. Ter empregada doméstica e babás não é uma coisa comum no Japão e por isso a família toda procura contribuir de alguma forma nos afazeres domésticos.
Separar o lixo
No Japão, se encontrarem um saco de lixo misturado, é certo de que o deixarão pra trás com um adesivo bem grande dizendo para fazer a separação correta. Como consequência, sua reputação perante a vizinhança não ficará nada boa.
Pois, a sociedade japonesa é bem organizada e rigorosa em relação à coleta e separação de lixo. Tudo é devidamente separado como papelão, isopor, plásticos, garrafas PET, garrafas de vidro, latas de alumínio, etc.
Desta forma, é possível fazer uma reciclagem eficiente, reaproveitando o máximo possível, evitando o desperdício.
Recolher as fezes do cachorro

Desta forma, é possível fazer uma reciclagem eficiente, reaproveitando o máximo possível, evitando o desperdício.
No Japão, raramente acontece isso, pois as pessoas levam seus cães para passear munidos de um saquinho e uma pazinha para recolher o cocô que eventualmente seus companheiros de estimação deixarem pelo caminho.

Usar bicicleta como meio de transporte
Eles usam bicicleta pra tudo, pra ir ao mercado, levar os filhos para a escola ou ir ao trabalho. Além de ajudar a reduzir o tráfego de carros nas ruas, também é um transporte ecologicamente correto, além de ser um hábito que ajuda a combater o sedentarismo.
Ter bons hábitos alimentares

Fonte: Japão em Foco
Seria uma maravilha se todos fizessem assim. Mas acho que nunca ira acontecer. =(
ResponderExcluirAdorei o post >.<
Infelizmente, esses costumes não fazem parte da nossa cultura. E querendo ou não, somos reflexos dos costumes que vem sendo colocadas em práticas de gerações em gerações. Espero, sinceramente, que futuramente as pessoas comecem a colocar em prática atitudes como as dos japoneses, evitaria muita coisa. No entanto, não vejo possibilidades disso acontecer.
ExcluirE fico feliz em saber que adorou o post ^^