3 de mai. de 2015

Palavras para descrever os japoneses



 "Não adianta me descrever se as pessoas me enxergam como querem."


Quem nunca falou "Fulano é isso" ou "Gosto de país x por seu povo ser de tal forma" que atire a primeira pedra!

O mundo, no geral, esta à mercê de ser descrito e muitas vezes: Generalizado, por base nas atitudes, comportamentos e cultura de cada país e nas similaridades nas personalidades de seus habitantes.

E foi pensando nisso que o Madame Riri (um portal japonês especializado em enquetes) disponibilizou um tópico com o título “10 adjetivos para descrever o povo japonês”, e hoje, trago essa lista para vocês.



1. Educados

A maioria dos estrangeiros acham os japoneses extremamente educados ou “reigi tadashii”, em japonês.  Muitos assinalaram que a forma de cumprimentar no Japão, “ojigi”, é um dos principais motivos que os leva a considerar os japoneses educados.


Para a mentalidade ocidental, este estilo de saudação parece muito mais polido do que um simples aperto de mão.

2. Pontuais

Os japoneses levam o seu tempo muito a sério. Para tanto, basta dizer que as companhias ferroviárias do Japão, tanto de trem como de metrô, são conhecidas por seus horários extremamente pontuais. Quando existe um atraso, são emitidos boletos informando o motivo ​​para que os passageiros possam levar como prova no trabalho.

Afinal de contas, na cultura japonesa, chegar atrasado ao trabalho, ou em qualquer destino que seja, deixa uma impressão muito ruim.

3. Gentis

Ao contrário de educado, que pode ter suas desvantagens, gentil é uma palavra genuína para os japoneses. Um grande exemplo é o costume japonês de levar um presente (geralmente alimentos) quando visitam à casa de outra pessoa.

Este adjetivo foi a terceira palavra mais frequente durante a discussão na enquete.

4. Trabalhadores

Trabalho ou “hataraki-mono” é definitivamente uma das principais palavras para classificar a mentalidade japonesa. Em uma cultura onde o trabalho deve sobrepor até mesmo a própria família, é surpreendente que os cidadãos estrangeiros tenham escolhido esta descrição em particular.

Existe até uma palavra para morte por excesso de trabalho (karoshi). Não é incomum para os japoneses trabalharem mais algumas horas após seu expediente contratual e, se não for um trabalhador de contrato, o que significa que não são pagos as horas extras, mesmo assim ainda é considerado rude sair no horário certo.

5. Respeitosos
Outro adjetivo associado com educado: respeitoso ou “tanin ni taishite Keii wo hyo suru”, descrevendo livremente em japonês. No Japão, tudo que for antigo, incluindo as pessoas mais velhas, é tratado com extremo respeito.

No entanto, o principal exemplo de respeito é para com as próprias tradições e cultura, que são respeitadas acima de tudo.

6. Tímidos

Uma impressão geral dos cidadãos do Japão é que eles são pessoas muito retraídas, ou seja, pessoas tímidas ou “hazukashigariya”, em japonês. Isso pode estar ligado a seu foco em educação e respeito. É verdade que nem sempre eles são tão retraídos, principalmente os jovens, que estão mais abertos à cultura ocidental.

Muitos japoneses se preocupam com seus conhecimentos de línguas estrangeiras e tem medo de dizer ou pronunciar algo errado, principalmente na língua inglesa, que tem sido a segunda mais falada no país.

7. Inteligente

Este é um dos principais estereótipos que define o povo do Japão, que são tidos como pessoas extremamente inteligentes não só por serem excessivamente aplicados nos estudos, mas também por estarem sempre buscando aprender durante toda a sua vida.

A palavra japonesa para inteligente é “kashikoi”.

8. Agrupados

Ao contrário da América, onde o trabalho em grupo, muitas vezes, não é considerado porque compartilhar com outros estudantes pode significar que o trabalho será dividido de forma desigual. Os estudantes japoneses, no entanto, não gostam muito de expressar suas opiniões separadamente, preferindo trocar ideias com os colegas para tomar uma decisão em grupo.

9. Formais

Os japoneses têm a reputação de ser muito formal na maneira de expressar-se tanto nos gestos como na linguagem. De modo geral, no Japão, existem diversos níveis de formalidade, e tudo depende a quem estiver se dirigindo.

10. Limpos
Um dos principais motivos de os ocidentais considerarem a limpeza como um dos maiores adjetivos dos japoneses é por vê-los, através da internet, recolhendo o lixo em locais públicos.

Além de serem os próprios estudantes japoneses que limpam suas escolas; maioria dos comerciantes que limpam suas lojas e calçadas a frente de seu negócio, e os moradores que são responsáveis por manterem suas ruas limpas. 

-

Se fosse uma lista feita baseada na minha opinião, confesso que teria citado: "criativos" por conta das invenções e bizarrices frequentem que possuem como "país de origem" o Japão.

E como descreveriam o povo japonês?

Fonte: Igaum | Mundo Nipo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png