4 de out de 2014

Ketsueki Gata Uranai

Enquanto que no Brasil e outros países, as pessoas se baseiam em seus signos astrológicos para definir suas personalidades, no Japão e outros países asiáticos existe a crença de que o tipo sanguíneo influencia a personalidade do indivíduo, podendo ter implicações na vida, no trabalho e no amor. 
O Ketsueki Gata (Tipo Sanguíneo) tem como base, as teorias criadas em 1916, por Takeji Furukawa, pesquisador da psicologia humana e traços de personalidade, que ligava o tipo de sangue á forma que o cérebro funciona. As pesquisas de Furukawa revelou que os diferentes tipos sanguíneos reagiam de formas diferentes a mesma pergunta, cada um ativando uma parte especifica do cérebro, criando assim, reações especificas de cada grupo sanguíneo.

A grande maioria dos japoneses sabe o seu tipo sanguíneo, e perguntar qual é o tipo sanguíneo de alguém no Japão é normal, já que é comum discutir sobre esse assunto para "verificar" a compatibilidade do relacionamento com um parceiro potencial ou atual.
Além disso, existem empresas que montam suas equipes, considerando o tipo sanguíneo das pessoas, com a intenção de garantir um ambiente harmonioso no trabalho. Não se limitando ao ambiente corporativo, treinadores de beisebol usaram esse artifício para selecionar times. Na realidade, uma indústria se criou com base na teoria de Furukawa. É possível comprar desde chiclete, refrigerantes a calendários para o seu tipo sanguíneo.
Contudo, para Masao Ohmura, professor na Nihon University, a popularidade dos tipos sanguíneos no Japão se deve à semelhança física dos japoneses, porém todos querem se diferenciar uns dos outros. Sendo assim, com os grupos sanguíneos, a diversidade é criada, mesmo que seja uma ilusão, considerando que cerca de 40% da população japonesa é do tipo A, 30% é do tipo O, 20% do tipo B e 10% é AB.

Tipos Sanguíneos

Tipo O: O Guerreiro
As pessoas que possuem sangue do tipo O são extrovertidas e muito sociais. Têm iniciativa, porém nem sempre finalizam o que começaram. Criativos, confiantes, decididos e populares, eles adoram ser o centro das atenções. Criam tendências, são leais, independentes e ambiciosos. 
São também considerados pessoas organizadas, determinadas, ousadas e teimosas. Mas essa teimosia, tem seu lado positivo, pois ajudará a alcançar seus objetivos. Se dão bem em profissões como banqueiro, político, ministro, corretor de investimentos e se destacam nos esportes. 

Tipo A: O Fazendeiro
Calmos, pacientes, sensíveis, responsáveis, cautelosos, confiáveis, tímidos, teimosos e incapazes de relaxar. São uma bola de nervos, apesar da aparência calma, pois são perfeccionistas e sempre estabelecem altos padrões a serem alcançados. O tipo A é o mais artístico de todos os outros tipos.
São considerados pontuais, perfeccionistas, tímidos e sensíveis. São introspectivos e bons ouvintes. Normalmente gostam de estar na moda e saber das últimas tendências, mas não usam nada chamativo ou berrante.
São pessoas românticas e em relação ao trabalho, são considerados pessoas responsáveis e meticulosas. Se dão bem em profissões como contador, bibliotecário, economista, escritor, programador de computador e colunista. 

Tipo B: O Caçador
Orientado a objetivos e com um gênio forte, o tipo B inicia uma tarefa e a continua até terminar, e terminar bem. O tipo B é pensador, otimista, forte, criativo, flexível, aventureiro, imprevisível e individualista. Costumam criar seu próprio caminho na vida, criar suas próprias regras. Por vezes, pode ser sério e frio.
As pessoas do tipo B são impulsivas e individualistas e escolhem sempre o caminho que querem seguir na vida. Tem fama de serem briguentos e no trabalho, são caprichosos e se dão bem com profissões como chef de cozinha, cabeleireiro e jornalista.

Tipo AB: O Humanista
O tipo AB se divide nos traços de personalidade dos grupos de sangue. Podem ter características de extroversão, confiança e timidez. Eles são confiáveis, legais, sociáveis, populares, críticos, indecisos, bem equilibrados, possuem visão clara e lógica e gostam de ajudar os outros.
Pessoas com sangue tipo AB podem ser dualistas, ou seja, possuir traços dos tipos sanguíneos A e B. São pessoas que tendem a ser tímidas, mas ao mesmo tempo são agradáveis e de fácil convívio. São pessoas hesitantes, porém confiantes e normalmente tem uma personalidade que o faz destacar em meio aos outros.
Muitas vezes quando necessário, falam de uma forma séria. Sua paciência, concentração e inteligência são qualidades admiráveis. Se dão bem em profissões como: barman, advogado, professor, representante de vendas e assistente social. 

Compatibilidade entre os tipos sanguíneos
A x B: O tipo A detesta a personalidade destrutiva e irresponsável do B.

B x A: O tipo B detesta gente certinha e sem malícia.

A x AB, B x AB, O x AB:
Depende da situação e da tendência do AB. Mas tem os tipos que dão certo com todo mundo e o contrário.

O x A, O x AB, O x B: O tipo O se da bem com qualquer um, por que é submisso e fiel.

A x A: Se dão que é uma beleza. Se deixar, fica um elogiando o outro o dia todo.

B x B: Não se bicam. Personalidades muito fortes sempre se atritam.

AB x AB: Nunca se sabe. Pode dar certo. Ou não.

O x O: Pode dar certo, mas tem mais chance de dar errado. Não por que não se mereçam, mas por que nenhum nem outro vai se mexer.

Curiosidades sobre o Ketsueki gata

1. No Japão, há muitos livros com abordagens sobre a personalidade segundo o tipo sanguíneo, mas um que se tornou Best Seller é o “A, B, O, AB Gata Jibun No Setsumeisho” (A, B, O, AB Guia dos Tipos Sanguíneos), escrito por um autor desconhecido, que se apresenta atrás do pseudônimo “Jamais Jamais”.

2. Segundo relatos, um time feminino de softball ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, incorporando teorias sobre os tipos sanguíneos para preparar treinamentos específicos, sob medida, para cada jogadora.
3. Algumas escolas maternais utilizam métodos de ensino baseados nos tipos sanguíneos das crianças. E muitas empresas determinam tarefas e responsabilidades aos seus funcionários, se baseando em seu tipo sanguíneo.

4. Em 1990, o jornal Asahi Daily publicou um artigo dizendo que que a empresa Mitsubishi contratou uma equipe composta inteiramente por trabalhadores com tipo sanguíneo AB, devido à “sua habilidade de fazer planos”.

5. Nem campanhas políticas se salvam dessa obsessão por tipos de sangue: Um ex-primeiro-ministro fez questão de revelar que pertencia ao grupo sanguíneo A, enquanto seu adversário pertencia ao grupo B.
6. O ex-ministro Ryu Matsumoto renunciou depois de apenas uma semana no cargo por ter sido flagrado por câmeras de TV maltratando verbalmente um grupo de autoridades. Em seu discurso de renúncia, Matsumoto atribuiu sua irritabilidade e comportamento impetuoso ao seu tipo de sangue – B.

Bura-hara” (assédio por tipo sanguíneo)

Infelizmente a obsessão japonesa por tipos sanguíneos traz pontos negativos e uma delas é o “Bura-hara” (assédio por tipo sanguíneo) que se manifesta em forma de preconceito e discriminação. Crianças sofrem bullying nas escolas e adultos acabam tendo um relacionamento ruim ou perdendo oportunidades de emprego.
A perseguição ocorre principalmente com pessoas que tem o tipo sanguíneo B e AB. Apesar de várias advertências das autoridades, empregadores continuam a perguntar o tipo sanguíneo de candidatos nas entrevistas para empregos, disse Terumitsu Maekawa, que pesquisa religiões na Asia University, em Tóquio.

Fontes: Diário da Saúde; Sonhos BR; NipoCultura; O Guru; Japão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png