27 de jun. de 2014

TEXTO DISSERTATIVO

É o tipo de texto que expõe uma tese (ideias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos, dados e fatos que a comprovem.

“A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita, pois lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística; e também porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos. Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”

No texto apresentado temos uma ideia defendida pelo autor.

TESE: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita.”

Em seguida o autor defende seu ponto de vista com os seguintes argumentos:

ARGUMENTOS: “… lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística e, também, porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos.”

E por fim, comprovada a sua tese, veja que (a ideia da tese) é recuperada:

CONCLUSÃO: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”

Observe como o texto dissertativo tem por objetivo expressar um determinado ponto de vista em relação a um assunto qualquer, e convencer o leitor de que este ponto de vista está correto. Poderíamos afirmar que o texto dissertativo é um exercício de cidadania, pois nele o indivíduo exerce seu papel de cidadão, questionando valores, reivindicando algo, expondo pontos de vista, etc.

O TÍTULO E O TEMA NO TEXTO DISSERTATIVO

É muito comum a confusão que se faz entre título e tema.

TÍTULO: é uma vaga referência ao assunto abordado; normalmente é colocado no início do texto.

TEMA: é o assunto abordado no texto, a ideia a ser defendida.

Dependendo da proposta podemos escolher diversos temas e títulos para o texto. 
Exemplos: 

Proposta: Família
Título: A ditadura dos filhos
Tema: As famílias sofrem ultimamente com a ditadura dos filhos consumistas que tudo pedem movidos pela onda de consumo propagada pela televisão; e os pais perdidos nas novas tendências educacionais, permitem que os filhos mandem e desmandem na hora de comprar determinado produto.

Proposta: O esporte
Título: Apoio para os menores
Tema: No país do futebol o esporte amador sofre com a falta de patrocínio. A natação, a canoagem, o judô, o atletismo, entre outros responsáveis por muitas medalhas olímpicas, vivem desesperados atrás de um minguado patrocínio, enquanto clubes e atletas profissionais de futebol nadam num mar de dinheiro.

Tanto o título quanto o tema poderiam ser outros, a proposta é muito ampla, permitindo várias opções de escolha. Mais lembre-se: É importante que você seja criativo na escolha do título, não use expressões simplórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png