11 de jun. de 2014

Sufixos mais conhecidos e formas de cumprimentar-se no Japão

É muito importante saber como referir-se a uma pessoa no Japão, procurando sempre ter cuidado ao usar as formas de tratamento. Os japoneses levam muito a sério o tratamento com sufixo e formas de cumprimentos, considerando desagradável quando um estrangeiro não procura se inteirar antes de apresentar-se a alguém.
E para cada situação existe uma forma de tratamento, que pode mudar de acordo com a ocasião e a pessoa a quem está se referindo, é aconselhável utilizar o sufixo San quando se tem dúvida sobre qual forma de tratamento usar para com a pessoa a quem está se referindo. Não esquecendo que ações de cumprimento como beijos e aperto de mão não são muito usuais. O mais indicado é reverenciar praticando o Ojigi (ato de curvar-se em sinal de cumprimento).
Ojigi, cumprimento japonês (Imagem: Edição de arte Mundo-Nipo)
Não existe diferença na curvatura entre homens e mulheres, os graus são os mesmos, no entanto, a postura dos braços e das mãos tem colocação diferente para ambos. Os homens cumprimentam com os braços completamente estendidos e juntos a lateral do corpo. Já as mulheres, colocam os braços para frente, com as mãos juntas na frente do corpo.

SUFIXOS

Bocchan
Sufixo usado para crianças ricas. Geralmente usado por mordomo.


Chan
Sufixo para crianças ou modo carinhoso de se chamar meninas ou meninos, mas sendo mais frequente entre meninas. Amigas podem se tratar assim até depois de adultas. Também usado como tratamento carinhoso entre um casal.

Dono
Sufixo que pode ser considerado o mesmo que “San”, no entanto é usado mais por pessoas antigas. É mais formal que San e menos formal que Sama. Pode ser empregado a uma pessoa importante e influente, mas que não faça parte da realeza.

Douhai
Sufixo corresponde a um companheiro de trabalho ou estudante do mesmo nível ou que ingressou na escola ao mesmo tempo.

Han
Sufixo de tratamento semelhante a San. Um sufixo muito antigo e que caiu em desuso. Hoje em dia raramente usa-se Han, em seu lugar atualmente se emprega San. Contudo, em algumas regiões, como em Kyoto, é comum usarem o sufixo Han.

Ichi ou Kazu
Ambos os sufixos significam primeiro filho. São acrescentados no final de nomes próprios masculinos modernos como, por exemplo: Jun-ichi, Ken-ichi, Ryuichi, Masakazu, Toshikazu, etc.

Ji e Zo
Sufixo que correspondem respectivamente o segundo e terceiro filho. São acrescentados no final de nomes próprios masculinos modernos como, por exemplo: Eiji e Senzo.

Ko
Sufixo que significa criança e é acrescentado a nomes próprios femininos modernos. Exemplos: Aiko, Haruko, Keiko, Masako, Mitsuko, Naoko, Reiko, Rumiko, Yoko, etc.

Kouhai
Sufixo usado para se referir a calouros ou iniciantes numa mesma atividade.

Kun
Sufixo para crianças, em geral do sexo masculino. Usado em sinal de respeito entre jovens. Também é usado para diferenciar pais e filhos que tenham nomes iguais ou não, mesmo que a pessoa seja adulta. Contudo, uma pessoa pode ser chamada com o sufixo Kun pelo resto da vida, de modo carinhoso, pela família, amigo ou pelos mais velhos.

Mi
Sufixo que significa beleza. Alguns nomes próprios femininos terminam com esse sufixo, como por exemplo: Harumi, Mayumi, Naomi, Hiomi, Yumi, Natsumi, etc.

Sama
Sufixo usado quando a situação é altamente formal, alguém muito importante ou quando se tem muito respeito pela pessoa. Também usado para membros do Governo, reis, rainhas e realeza em geral e até mesmo para Deuses. Um grande exemplo é a palavra “Deus” que em japonês é Kami, mas é regra acrescentar Sama no final:  “Kami-sama” é simplesmente “Deus”.

San
Sufixo geralmente usado entre adultos, pessoas mais velhas e, principalmente, pessoas que não se tenha intimidade, mas também é usado entre os jovens em sinal de respeito. De modo geral, o sufixo é empregado em sinal de educação tanto para homem ou mulher e para referir-se a alguém de mesma hierarquia como, por exemplo: mesma faixa etária, mesmo nível social e profissional. Equivale a senhor e senhora.

Senpai
Sufixo usado para alguém mais velho e experiente. Frequentemente estudantes mais novos utilizam em sinal de respeito aos veteranos.

Sensei
Sufixo usado para professores, mestres e instrutores em geral.

Shi
Sufixo acrescentado ao sobrenome para indicar respeito. É mais utilizado em publicações, utilizado pela imprensa.

Tachi
Sufixo que significa plural para coisas e pessoas. Mais utilizado para grupos de pessoas. Exemplo: Anata = você + Tachi = Anata tachi = vocês.

Fontes: Livro: História da cultura japonesa | Autor: José Yamashiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png