28 de jun. de 2014

PRONOMBRES PERSONALES

PRONOMBRES PERSONALES
São palavras que substituem os substantivos (comuns ou próprios), relacionando-os com as pessoas do discurso.

Pessoas do Discurso
Pronome
Substituição na frase
1ª pessoa
(falante / emissor da mensagem)
yo
Yo me llamo Rubianne
(Eu me chamo Rubianne.)
2ª pessoa
(receptor da mensagem)
tú (informal)
usted
 (formal)
 cantas muy bien.
(Tu cantas muito bem.)
3ª pessoa
(sobre o que ou sobre quem se fala)
él, ella

Él estudia mucho.
(Ele estuda muito.)


Assim como ocorre no português, os pronomes pessoais podem exercer diferentes funções sintáticas na oração. 

1ª Pessoa
2ª Pessoa
3ª Pessoa
Funções
Singular
Plural
Singular
Plural
Singular
Plural
Sujeito
yo
  nosotros
  nosotras


   tú

usted
               
vosotros    vosotras 
ustedes

  él

  ella
 ello (neutro)
ellos
ellas

Complemento ou Objeto
me
nos
te
os

    lo
    la

los
las
les


Quadro de Pronúncias

Espanhol
Português
Pronúncia
yoeu
tu
él
ele
él
ella
ela
élhá
nosotros (as)
nós
nossótros
vosotros (as)
vós
bossótros
ellos
eles
élhós
ellas
elas
élhás
lo
o
la
a
los
os
lós
las
as
lás
le
lhe (a ele)
le
lhe (a ela)
les
lhes
lés


Pronombre Personal Sujeto

São aqueles que funcionam como sujeito da oração e que, portanto, concordam com o verbo. Os verbos em espanhol incluem um morfema de pessoa claramente diferenciado, o qual distingue perfeitamente qual das três pessoas é o sujeito gramatical. Por essa razão, torna-se pouco necessário o uso do pronome pessoal para indicar um sujeito explícito. 

Me despierto temprano todos los días. (yo)
(Acordo-me cedo todos os dias.) 

Se irrita fácilmente. (él, ella, usted)
(Irrita-se facilmente.)

Usted / Ustedes - Os pronomes usted e ustedes referem-se a 2ª pessoa, porém o verbo que os acompanha é sempre empregado na 3ª pessoa. No português, esses pronomes equivalem às formas de tratamento senhor (es), senhora (s), sendo empregado ao nos dirigirmos a pessoas com as quais não há proximidade, intimidade.

Assim, há uma forte tendência ao aparecimento explícito dos pronomes usted/ustedes para marcar o tratamento formal, principalmente nas frases interrogativas.

¿Han reservado ustedes mesa?
(As senhoras reservaram mesa?)

Debe traer usted el pasaporte.
(O senhor (a) deve trazer o passaporte)

Tuteo - Para tratamento informal, usa-se a forma tú. Se desejar quebrar a formalidade quando alguém se dirigr a você com usted, diga: ¿Por qué no me tuteas(Por que não me tuteias?)

Ou ainda: De , por favor. (De tu, por favor.)

Voseo - A forma voseo é bastante utilizada em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e em alguns da América Central. Trata-se de um registro informal, que consiste na substituição do pronome por vos. A forma verbal que o acompanha deriva de modificações na 2ª pessoa do plural.

Cantás muy bien. (tú cantas)
Sos muy cortés. (tú eres)
Tené cuidado. (ten tú)

Observação: para nos dirigirmos formalmente às pessoas, também são utilizadas as seguintes formas de tratamento:
Don / Doña + nome
Don Juan
Doña Cristina
Señor / Señora / Señorita + sobrenome
Sr. Pérez
Sra. Álvarez
Srta. Palacios
Señor / Señora + Don / Doña + nome e sobrenome
Sr. Don Antonio González
Sra. Doña Cecilia González
Señorita / Señorito + nome ou sobrenome
Srta. Lucía
Srta. Lucía Rodríguez



Pronombre Personal Complemento
São aqueles que exercem função sintática de objeto direto, objeto indireto ou pronome reflexivo. 

Aparecem nas seguintes formas:
Átonas: Não precedidas de preposição.
Tônicas: Sempre precedidas de preposição.

FORMAS ÁTONAS: me / te / se / nos / os / se
 As formas átonas são empregadas nos seguintes casos:

a) Na conjugação de verbos reflexivos

Esteban se lava. (Esteban lava-se.)
Cálzate los zapatos. (Calça-te os sapatos.)
Mañana me despierto a las diez. (Acordo-me às dez horas amanhã.)

b) Como complemento direto ou indireto

No nos llames tan tarde. (objeto direto) (Não nos chame tão tarde.)
Me mandaron un regalo. (objeto indireto) (Mandaram-me um presente.)

c) Como expressão de involuntariedade - Utiliza-se quando a ação não ocorre por intervenção deliberada de um agente, mas acidentalmente. Usa-se se + pronome átono + verbo na 3ª pessoa (concordando com o substantivo).

iCuidado! ¡El perro se te está escapando! (Cuidado! O cachorro está escapando!)
Se me rompió la taza. (A xícara quebrou.)
Se nos cayeron los relojes. (Os relógios caíram.)


FORMAS ÁTONAS: lo / la / los / las

Empregam-se sempre como complemento direto, ou seja, substituindo objetos diretos.

1) Llama un taxi, por favor. (Chama um táxi, por favor.)

Llámalo, por favor. (Chama-o, por favor.)
                
2) Visitaré a mi familia en mis vacaciones. (Visitarei minha família em minhas férias.)

La visitaré en mis vacaciones. (Eu a visitarei em minhas férias.)

3) ¿Has encontrado a tus amigos? (Encontraste teus amigos?)

No, los estoy buscando. (Não, estou procurando-os.)

iAtención!
Diferentemente do português, em espanhol os objetos diretos de pessoa ou coisa/animal personificado aparecem precedidos da preposição a. Repare nos exemplos dados acima: os objetos diretos precedidos da preposição a (segundo e terceiro exemplo) são objetos de pessoa, enquanto que o objeto direto não preposicionado (primeiro exemplo) refere-se à coisa não personificada.


FORMAS ÁTONAS: le / les
Empregam-se sempre como complemento indireto, ou seja, substituindo objetos indiretos.

1) ¿Has hablado con tu hermano(Falou com teu irmão?)

No, le he escrito un e-mail. (Não, escrevi-lhe um e-mail.)

2) Entregaron los premios para los vencedores. (Entregaram os prêmios para os vencedores.)

Les entregaron los premios. (Entregaram-lhes os prêmios.)

Saiba que: Um traço marcante na língua espanhola é a repetição dos complementos. Assim, dentro da mesma frase, o complemento pode aparecer duas vezes:

A él le pareció que José tenía razón. (A ele pareceu-lhe que José tinha razão.*)

    El auto lo compré de Gabriel. (O carro, comprei-o de Gabriel.*)
* Estas construções são inadequadas em língua portuguesa.

Construções Valorativas - São aquelas nas quais as formas átonas são utilizadas com verbos e expressões que se referem a sensações, reações físicas e emotivas. Note que, neste caso, o verbo concorda como o sujeito gramatical da oração, ou seja, aquele que provoca a sensação/reação.

    Verbo Gustar
A ti te gusta la comida japonesa.
sujeito gramatical

A mí me gustan las papas fritas.
sujeito gramatical

A nosotros nos gustan los días de lluvia.
sujeito gramatical  

Outros verbos que formam construções valorativas: apetecer, doler, encantar, fastidiar, interesar, molestar, preocupar, etc.

Pronome Neutro LO - O pronome neutro lo é empregado como complemento direto quando se refere a um substantivo masculino singular ou a uma frase já mencionada anteriormente.

Yo tengo dinero, tú no lo tienes. 
(Eu tenho dinheiro, tu não o tens.)

Me dijo que no tenía dinero, pero no se lo crí. 
(Disse-me que não tinha dinheiro, mas não acreditei.)

Colocación de los Pronombres Átonos en las Oraciones

1) Os pronomes átonos aparecem proclíticos (antepostos ao verbo principal) quando estiverem conjugados em qualquer tempo do modo Indicativo ou Subjuntivo.

Te llamo. (Te chamo.)
Nos llamaba. (Nos chamava.)
Si lo llamásemos. (Se o chamássemos.)

2) Os verbos conjugados no modo imperativo afirmativo, infinitivo ou gerúndio apresentam pronomes átonos enclíticos (pospostos ao verbo principal). Note que nesses casos, verbo e pronome unem-se, formando uma única palavra.

Llámalos! (Chama-os!)
Voy a llamarlos. (Vou chamá-los.)
Estoy llamándolos. (Estou chamando-os.)

a) No modo imperativo negativo o pronome aparece anteposto ao verbo:

¡No los llames! (Não os chame!)

b) No modo imperativo afirmativo tem-se metaplasmo (perda das letras s e d) das formas verbais que acompanham os pronomes nos e os:

lavemos + nos = lavémonos (lavemo-nos)
respetad + os = respetaos (respeitai-vos)

* na América Espanhola o pronome os não é utilizado. Em seu lugar, utiliza-se o pronome de 3ª pessoa:
¡Vestíos! = ¡Vístanse! (Vistam-se!)

Orden de Colocación de los Pronombres Átonos
As frases compostas por pronomes átonos com função de complemento indireto que se combinam com pronomes com função de complemento direto apresentam a seguinte forma:

Complemento Indireto (C. i.) - (me/te/nos/os) + Complemento Direto (C. d.) -   (lo/la/los/las) + Verbo
             
Sé dos chistes nuevos. ¿Os los cuento?
(Conheço duas piadas novas. Conto-lhas?*)

Necesitamos tu ordenador. Nos lo prestas?
(Precisamos do teu computador. Empresta-no-lo?*)
* Formas pouco usadas no português do Brasil.

Observe que a representação do complemento indireto é realizada através da substituição dos pronomes le, les pela forma SE, a fim de que a cacofonia (repetição de letras que gera som desagradável) seja evitada.

1) Le doy el café a José. (Dou um café para José.)

     SE          lo         doy.
    C. i.       C. d.

2) Les   di    el chocolate   a José y a María. (Dei um chocolate para José e para Maria)

    SE         lo       di.
    C. i.     C. d.


FORMAS TÔNICAS
São aquelas que sempre vem precedidas por preposição.

Singular
Plural
1ª Pessoaconmigonosotros / as
2ª Pessoaticontigovosotros / as
3ª Pessoasí, consigo


Estoy segura de que mi novio piensa mucho en mí.
(Estou segura de que meu namorado pensa muito em mim.)

A ti te gustan las rosas.
(Você gosta de rosas.)

No pienso irme a vivir contigo.
(Não penso em ir morar contigo.)

Vino con nosotros.
(Veio conosco.)

a) Ao contrário do que ocorre no português, ao utilizarmos a preposição entre empregam-se as formas yo e ao invés de e ti.
Entre y yo no hay nada.
(Entre mim e ti não há nada.)

b) Quando existir outro pronome pessoal além do pronome yo na frase, coloca-se este por último.
Él y yo. (Ele e eu.)
Tú y yo. (Tu e eu.)

c) As formas tônicas, usadas como complemento, podem exercer funções de objeto direto ou indireto.

A él lo conocimos en Portugal.
objeto Direto
(Conhecêmo-lo em Portugal.)

Le regalamos un lindo coche a él.
objeto Indireto
(Compramos-lhe um lindo carro.)  

d) Pronomes átonos e tônicos podem aparecer na mesma frase.               
A mí me gustan las papas.
(Eu gosto de batatas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png