28 de jun de 2014

PRONOMBRES INTERROGATIVOS Y EXCLAMATIVOS

São aqueles utilizados para realizar perguntas e exclamações. As interrogações podem aparecer de forma direta, encabeçadas pelo interrogativo e com sinais de interrogação, ou de forma indireta, com o pronome interrogativo exercendo função de enlace subordinador.
  
    ¿Qué día viene Eduardo?
    (Que dia Eduardo vem?)

    Me perguntó qué se pasaba.
    (Perguntou-me o que estava acontecendo.)

As exclamações expressam aspectos emocionais, tais como: surpresa, admiração, espanto, indignação, alegria, etc. Neste caso, usam-se sinais de exclamação.

    ¡Qué día lindo!
    (Que dia lindo!)

Quadro dos pronomes interrogativos e exclamativos:

qué
(que)
dónde
(onde)
quién/quiénes
(quem / quem no plural)
cómo
(como)
cuál /cuáles
(qual / quais)
cuándo
(quando)
cuánto/ cuánta /cuántos /cuántas
(quanto / quanta / quantos / quantas)

Note que: As formas dos pronomes interrogativos e exclamativos coincidem com as dos pronomes relativos, com exceção do pronome cuyo (com suas variações de gênero e número). Não apenas para diferenciarem-se dos relativos, mas também por serem, realmente, pronunciadas de forma tônica, é que as formas interrogativas e exclamativas aparecem sempre acentuadas.
     
    ¿Qué compraste? / ¡Qué bonitos ojos tienes!
     (O que tu compraste? / Que olhos bonitos tu tens!)

    ¿Quién tiene la llave? / ¡Quiénes lo dirían!
     (Quem tem a chave? / Quem diria!)

    ¿Cuál de ellas es tu novia? / ¡Cuál no fue mi sorpresa!
     (Qual delas é a tua noiva? / Qual não foi minha surpresa!)

    ¿Cuántos libros tienes? / ¡Cuánta gente!
    (Quantos livros tu tens? / Quanta gente!)

    ¿Dónde está tu amigo? / ¡Dónde iremos a parar!
     (Onde está teu amigo? / Onde vamos parar!)

    ¿Cómo vamos a Madrid? / ¡Cómo come tu hijo!
     (Como vamos a Madri? Como o teu filho come!)

    ¿Cuándo te casas? / ¡Cuándo llegue el día!
     (Quando tu te casas? / Quando chegar o dia!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png