12 de nov. de 2012

Neon Genesis Evangelion


A história tem início em Dezembro do ano 2000, onde uma catástrofe ocorrera: um possível meteoro teria caído no Pólo Sul, derretendo assim a calota polar, inundando várias cidades do litoral no mundo todo, exterminando mais da metade da população e alterando a órbita da Terra. Essa catástrofe ficou conhecida como Segundo Impacto, já que o Primeiro Impacto teria ocorrido há milhões de anos, responsável pela extinção dos dinossauros. Mas teria sido isso mesmo o que aconteceu...? A estória começa mesmo 15 anos depois.

Em 2015, o restante da civilização está se recuperando de toda a catástrofe acontecida nos anos passados. Sob a atual Tokyo-3 (a original cidade de Tóquio foi completamente inundada durante o Segundo Impacto, depois surgiu Tokyo-2, erguida sobre suas ruínas, e finalmente Tóquio-3, completamente tecnológica) está situada a Geofront, uma fortaleza escondida numa caverna, onde se encontra a NERV, uma misteriosa agência secreta que detém conhecimentos científicos e bélicos e sabem da verdadeira estória por trás do Segundo Impacto e muito mais...

A missão da NERV é batalhar contra criaturas gigantes chamadas Angels (Anjos), que por vezes, aparecem na Terra para atacá-la e fazem muitos estragos. Mas para detê-los, a NERV criou o Projeto Evangelion, sob o comando do misterioso Gendou Ikari. E através de poderosos e gigantes robôs biomecânicos chamados Evangelions ou simplesmente EVAs, três adolescente, nascidos na mesma época do Segundo Impacto - ou seja, que tenham 14 anos - e tiveram seu código genético diferente vão lutar contra os terríveis Angels. Eles são, Shinji Ikari, rapaz muito tímido e desprezado pelo pai, Gendou; Rei Ayanami, garota misteriosa e calada; e logo após, a alemã Asuka Langley Sohrio, garota "elétrica" e de gênio muito difícil. No início, só os três fazem parte do grupo que luta contra os Anjos, mas logo a seguir, novos personagens vão se fixando a trama e novas unidades EVAs vão sendo construídas.

Com o tempo, as batalhas entre EVAs e Angels vão ficando mais difíceis e violentas, os personagens começam a bater de frente com seus problemas psicológicos, o que dá a saga um clima mais sombrio e pesado. Preparando-se para o final, os pilotos dos EVAs travam uma batalha pela sobrevivência da raça humana, que corre perigo de extinção e temem um possível Terceiro Impacto.


PERSONAGENS

Pilotos

Rei Ayanami

Rei é a piloto do Evangelion 00, a unidade protótipo. Sempre calma e contemplativa só se abre para conversar com o comandante Ikari. Com o passar da série desenvolve também um relacionamento com Shinji. Muitos mistérios a envolvem, como Yui Ikari (mãe de Shinji), Lilith, o sistema Dummy Plug, o projeto de instrumentalização humana e a própria criação do Eva.

Asuka Langley Soryu/Shikinami

Asuka é meio alemã e meio japonesa, foi designada a pilotar a Unidade 02, a primeira unidade de produção. Ao contrário de Rei, ela é autoconfiante, expansiva, determinada. Tenta provar seu valor sendo a melhor piloto de Evangelion, porém toda essas características escodem uma garota frágil e insegura. Na série e no mangá ela tem uma queda por Kaji, sentimento este que desapareceu em Rebuild of Evangelion.

Obs.: A respeito do sobrenome, no mangá e anime é Soryu. Em Rebuild of Evangelion foi trocado por Shikinami. Ambos os nomes são de navios Destroyers japoneses.

Shinji Ikari

Shinji é o personagem principal em Evangelion, piloto do Evangelion 01, filho de Gendou Ikari e Yui Ikari.  No Anime, possui uma personalidade insegura, complexada, possui uma tendência de se afastar dos outros para evitar as mágoas da separação. Em Rebuild of Evangelion e no Mangá, apesar de restar traços dessa personalidade, Shinji esta mais heroico, ativo e determinado, assumindo o protagonismo da série. Possui uma grande importância no projeto de Instrumentalização Humana de Gendou Ikari.

Mari Illustrious Makinami
Mari é uma das novas personagens apresentada em Rebuild of Evangelion. Piloto da Unidade Provisória 05,  mesmo não sendo confirmado no desenrolar da história, tudo indica que sua designação seja de Quinta Criança e pela associação de nomes que tenha descendência britânica. Mari é calma e tranquila e mesmo sendo profissional as vezes apresenta-se despreocupada. 

Touji Suzuhara
Touji é um garoto forte, determinado, é amigo inseparável de Kensuke Aida é do tipo “brigão” da escola. Inicialmente odiava Shinji mas depois viraram bons amigos. No Anime e no Manga ele se torna piloto do Evangelion 04, em Rebuild of Evangelion, aparentemente, ele é só é amigo de Shinji não virando piloto.

Kaworu Nagisa
Kaworu é tão misterioso quanto Ayanami. Calmo, tranquilo e inteligente aproxima-se logo de Shinji se tornando um amigo bem próximo. Possui ligação direta com os mistérios envolvendo a Seele, o segundo impacto, o Projeto de Instrumentalização Humana e também o 17º Anjo.  No anime e no mangá tem a designação de quinta criança, já em Rebuild Of Evangelion, aparentemente, é a sexta e ao contrário do anime possui seu próprio evangelion.

Nerv
Gendou Ikari 

É o comandante da Nerv e pai de Shinji. Antes chamado de Gendou Rokunbugi, adotou o sobrenome Ikari depois de ter se casado com Yui.
Possui um passado misterioso tanto quanto suas intenções a respeito do Projeto de Instrumentalidade Humana. É um homem fechado, manipulador, não tendo, aparentemente, sentimento por ninguém, dando uma pequena abertura somente para Rei e Fuyutsuki.

Misato Katsuragi
Misato é a comandando de operações da Nerv, responsável por todas as unidades Evangelion. Além disso é guardiã de Shinji e Asuka, morando os três no mesmo apartamento. No serviço é muito profissional e diligente, já nas horas de folga muito preguiçosa e adora beber.
Misato é a única sobrevivente da Expedição Katsuragi, esta que foi realizada por seu pai e quer resultou no segundo Impacto.

Kozo Fuyutsuki
Fuyutsuki é o vice comandante da Nerv e braço direito de Gendou, uma espécie de confidente das ações dele. Foi professor de Yui Ikari na Universidade de Kyoto e futuramente convidado para se integrar na Nerv com o intuito de “criar um novo futuro para a humanidade”

Ritsuko Akagi
Ritsuko é a cientista chefe, assume o lugar de sua mãe, Dra. Naoko Akagi, criadora dos Computadores Magi.
Sempre fria e racional foi colega de classe de Misato e Kaji.
Assim como Gendou possui segredos a respeito do Projeto de Instrumentalidade Humana, o sistema Dummy Plug, o Segundo Impacto e também sobre Rei Ayanami.

Ryoji Kaji
Kaji aparenta ser um agente triplo, ora trabalhando para a Nerv, ora investigando-a e ora trabalhando para seus próprios interesses. Durante a universidade, ele e Misato namoraram, sendo que o termino foi devido a Misato achar que ele era parecido com seu pai.

Maya Ibuki
Maya é primeiro tenente da Nerv e uma técnica em computação que trabalha primeiramente para Ritsuko.
Seu papel principal durante as batalhas contra os Anjos é monitorar constantemente a sincronização dos Evas com os pilotos e enviar comandos de emergência para os Evangelions. Apesar de sua profissão, Maya despreza a violência de qualquer tipo.

Makoto Hyuga

Makoto é um dos primeiro-tenentes da Nerv sob comando diretamente de Gendou e Fuyutsuki. Frequentemente é visto lendo mangás, o que dá a impressão de ser um “nerd”, porém é um técnico altamente qualificado.

Shigeru Aoba
Shigeru é um dos primeiro-tenentes da Nerv. É constantemente visto tocando Air Guitar. Dos 3 primeiro-tenentes é o menos explorado na série.


Gehirn

Naoko Akagi

Naoko é a mãe de Ritsuko. Ela é a responsavel pela criação do sistema MAGI e a chefe técnica da Gehirn.
Possuia uma relação secreta com o comandante Ikari. Suicidou-se depois de assassinar a primeira Rei.

Yui Ikari
Yui é a mãe de Shinji. Ela era um estudante de engenharia genética na Universidade de Kyoto, onde conheceu seu futuro marido Gendou e seu mentor e amigo Kozo Fuyutsuki. Depois, ela se juntou ao Laboratório de Evolução Artificial da ONU  (o futuro Gehirn) em Hakone, no Japão, e desempenhou um papel no Projeto E. Ela serviu de cobaia para o experimento contato da Unidade 01 em 2004, mas “desapareceu” durante os testes. Possui uma relação direta com a Unidade 01 e com Rei Ayanami.

Kyoko Zeppelin Soryu
Kyoko é a mãe de Asuka, era um cientista-chave na divisão alemã da Gehirn (o que mais tarde se tornaria terceira filial da NERV) e no desenvolvimento da Unidade 02. Ela foi a cobaia do experimento de contato com a Unidade 02, mas durante o experimento sua alma foi unida com o EVA, causando danos mentais graves para Kyoko. Ela tornou-se mentalmente instável. Ela foi internada em uma instituição mental, logo após o experimento. Logo após um tempo Kyoko se suicida.

Anjos

1 º Anjo – Adam

O motivo dos ataques dos anjos somente a Tókyo-3 se explica pela simples frase dita pelo anjo Tabris (17º anjo, também conhecido como Kaworu Nagisa) no episódio “O mensageiro final” : “-Os que vêm de Adam, a ele devem retornar”, ou seja, todos os anjos tinham a missão de retornar ao Adam, o que provavelmente acarretaria o Terceiro Impacto.
Este anjo foi avistado na Antártida no ano de 2000, assim seguindo o Red Cross Book. Misato Katsuragi foi a única sobrevivente de uma expedição que procurava capturar Adam enquanto ele estivesse no estado de dormência e reduzi-lo para o estado embrionário. Porém algo deu errado, ocasionando uma grande explosão, conhecida como 2º impacto, que derreteu a Antártida, assim inundando grande parte do mundo. Sabe-se depois que sua forma embrionária esta na mão de Gendou Ikari.

2º Anjo – Lilith

O segundo anjo, é o ser de onde toda a vida teve origem. Em outras palavras, ela é um anjo caído ou a mulher de Adam (Adão), também chamada de Eva.
Existem muitos mistérios sobre onde e como a NERV conseguiu obter a Lilith.
Ela é vital para os EVAs séries – o seu sangue é o LCL e o seu corpo foi usado para criar Rei Ayanami e a Unidade 0-1.
Ela é o meio para o processo do 3º Impacto. caso fosse destruída, a unidade 0-1 foi criada a partir dela como uma alternativa, num ova, Rei se funde ao anjo para ajudar Shinji que corria perigo, pois Shinji estava em perigo contra os Evas da nova geração e não sabia como se defender nessa situação. No anime, os únicos que restaram foi Shinji e Asuka na praia, o paradeiro de Rei e Lilith, ainda é desconhecido.

3º Anjo – Sachiel
O terceiro, tambem conhecido como Sashiel, é o primeiro anjo que aparece na trama, e também o primeiro que a NERV e os EVAs enfrentam.
Tem imensos métodos de combate – os seus braços são duas garras com apenas três dedos. No centro de cada garra há uma pequena semi-esfera, que é capaz de disparar um laser mortal. Tem uma imensa força física e a habilidade de se auto-destruir.

4º Anjo – Shamshel
O quarto anjo. Lembra muito uma ostra gigante possuindo dois chicotes elétricos extremamente perigosos.

Foi destruído quando a lâmina progressiva da Unidade 0-1 penetrou seu coração. Depois da batalha, os restos de Shamshel serviram como um espécime perfeito para a NERV embora o seu coração tenha sido danificado. Serviu de modelos para os motores N² vistos mais tarde nas EVAs séries 05-13.

5º Anjo – Ramiel
O quinto anjo, um diamante gigante que lança raios.
Foi derrotado por Shinji usando toda a energia do Japão em seu Rifle Positron com a ajuda de Rei que o protegia com um escudo

6º Anjo – Gaghiel
O sexto anjo, de forma aquática, atacou os navios da ONU em busca da forma embrionária de Adão. Foi derrotada por Asuka Langley Soryuu e Shinji Ikari, ambos na Unidade 02.

7º Anjo – Israfel
Muito parecido com Sachiel, mas Israfel pode se dividir em dois.
Ele foi derrodato por Shiinji na unidade-01 e Asuka na unidade-02 seguindo em sincronismo com a música que Misato escolheu.

8º Anjo – Sandalphon
O oitavo anjo. Estava adormecido no magma de um vulcão. A prioridade era a captura para estudos, porém, no meio da captura, Sandalphon acordou e foi ordenada a sua execução. Foi derrotado por Asuka Langley Soryuu, na Unidade 02.

9º Anjo – Matarael
O nono anjo tem a forma de uma aranha gigante com vários olhos.
Ele tenta invadir a NERV abrindo um caminho com ácido. É derrotado por Shinji na unidade-01 com uma rajada de tiros e com um plano de Asuka na unidade-02 e Rei na unidade-00 que recuperou o rifle para Shinji.
10º Anjo – Sahaquiel
O décimo anjo, conhecido como anjo cadente tinha um campo AT para impedir de ser visto por satélites. Foi derrotado por Shinji(EVA-01) Rei(EVA-00) e Asuka(EVA-02) usando o campo AT dos Evas para impedí-lo de cair.

11º Anjo – Ireul
O décimo primeiro anjo, em formato de vírus de computador, atacou o Magi. Foi derrotado por um programa criado por Ritsuko Akagi.

12º Anjo – Leliel
O décimo segundo anjo, através de um Mar de Dirac, absorveu a Unidade 01 e Shinji Ikari. Através do modo Berserker, a Unidade 01 escapou e derrotou o anjo.

13º Anjo – Bardiel
O décimo terceiro anjo a chegar a tokyo-3, dentro do eva-03 que seria pilotado por Toji, a quarta criança. No seu combate contra as unidades 00 e 02, venceu sem muito esforço causando a perda do braço do eva-00. Shinji, por saber que havia um piloto dentro da unidade 03, não consegue atacar e por esse motivo, seu pai aciona o plug falso que literalmente deixa o eva-03 em pedaços, mas Shinji fica horrorizado ao ver que seu piloto era o Toji, forçando a tomar uma atitude que acabaria com a NERV, na batalha contra Zeruel, o EVA 01 toma consciência e só passaria a aceitar Shinji, rejeitando Rei e o plug falso.

14º Anjo – Zeruel
Décimo quarto anjo, ele arranca os braços e a cabeça da unidade 02 e deixa a unidade 00 gravemente danificada após um ataque kamikaze. É derrotado por Shinji na unidade 01 que sofre a perda de um braço e a destruição das plaquetas de restrição, o que acaba expondo a parte orgânica do EVA.

15º Anjo – Arael
O décimo quinto anjo, contaminou a mente de Asuka Langley Soryuu, perdendo a sincronização com seu Eva. Foi derrotado por Rei Ayanami na Unidade 00 com a Lança de Longinus.

16º Anjo – Armisael
O décimo sexto anjo, contaminou as Unidades 00 e 01. Para salvar Shinji Ikari, Rei Ayanami se sacrificou para destruí-lo. Foi derrotado por Rei Ayanami, na Unidade 00.

17º Anjo – Tabris
Kaworu Nagisa, a quinta Criança, é na verdade o décimo sétimo anjo. Foi enviado à Terra com o objectivo de desencadear o 3° Impacto e destruir a Humanidade. Tabris tornou-se amigo de Shinji e este último, na hora do confronto, não teve outra escolha senão matar Kaworu, para o bem da Humanidade.
Outros

Keel Lorenz
Keel é o líder da Seele, representado pelo monólito SEELE 01. É um dos principais antagonistas da série. Pouco é revelado sobre ele mas acredita-se que tenha grande influência na ONU. Quer que de qualquer forma o Projeto de Instrumentalização Humana tenha seu êxito final. A inspiração para o seu nome ( se origina a partir de Konrad Lorenz, um zoólogo conhecido especialmente por suas pesquisas sobre a psicologia animal. No mangá, seu nome é dado como Lorenz Kiel.

Kensuke Aida
Kensuke é um otaku, adora peças de guerra e é o melhor amigo de Touji. Dentre seus Hobbies estão acampar nas montanhas próximas a Tokyo-3 e filmar tudo que vê pela frente. Um dos seus maiores sonhos é se tornar um piloto de Evangelion.

Hikari Horaki
Hikari é a representante de classe turma de Shinji. É uma garota responsável com seus afazeres de representante e sempre que possível dá algumas broncas em Touji, apesar de nutrir um sentimento por ele mas que não tem coragem de revelar. Aparentemente é a unica amiga que Asuka tem. Cuida de suas duas irmãs, já que sua mãe morreu, e é uma ótima cozinheira.

Pen Pen
Pen Pen é um penguin de aguas quentes, o bicho de estimação de Misato. Ele aparente ter alguns graus de inteligência pois assiste TV, lê jornais. No mangá, ele é o resultado de uma experiência genética do antigo local de trabalho Misato, e ela o adotou após a conclusão do experimento, em vez de deixá-lo ser abatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://static.tumblr.com/xpo2exu/BA1n2ccke/cred.png